Eduardo Agra

Eduardo Agra

A equipe do BullsBrasil entrevistou nesta semana o comentarista da ESPN Eduardo Agra.

Como jogador, Agra foi campeão mundial em 1979 defendendo o Sírio. Pela Seleção Brasileira, conquistou o terceiro lugar do Mundial de 1978, nas Filipinas.

Por telefone, conversamos com o comentarista Eduardo Agra, que, gentilmente, nos cedeu essa entrevista. Agra, muito atenciosamente, respondeu algumas questões que nos ajudam a entender um pouco mais a situação atual do Bulls.

Muitos apontavam o Chicago Bulls como um forte candidato para chegar, no minímo, às finais da Conferência Leste. Você também tinha essa expectativa?

Tinha sim. O time manteve base e a comissão técnica da temporada passada. Além disso, jogadores como o Luol Deng, Ben Gordon, Kirk Hinrich e Chris Duhon, que vinham de uma ótima temporada, tinham tudo para se desenvolver ainda mais nesse ano. O Bulls vinha de um bom momento, tinha uma equipe jovem e a base foi mantida. Normalmente, as franquias que mantém a base costumam ter sucesso.

O que você achou da demissão de Scott Skiles? Foi uma decisão acertada?

Eu começo a questionar a atuação do GM John Paxson, que têm tomado algumas decisões que prejudicaram o Bulls. Ele paga 15 milhões para Ben Wallace, quando poderia estar pagando 10 milhões para o Tyson Chandler, que tem médias superiores de pontos e rebotes. Ele trocou também o Lamarcus Aldridge, que é um jogador com 18 pontos e sete rebotes de média, por Tyrus Thomas, que é um jovem muito atlético, mas que dá muito problema e dor de cabeça. Achei precoce a demissão de Skiles. Acredito que o time engrenaria ainda nessa temporada.

Ben Wallace, logo após a saída de Skiles, deu uma declaração dando a entender que o time estava fazendo corpo mole. O que você achou disso?

Foi uma coisa inconsciente. Os jogadores da NBA são muito bem orientados. Essas pessoas que os orientam não deixariam nunca que os jogadores se desvalorizassem fazendo esse tipo de coisa. Creio que foi uma coisa impensada de Wallace.

Kirk Hinrich está tendo sua pior temporada da carreira. Qual será o motivo? Seu baixo rendimento influencia no desempenho da equipe dentro de quadra?

Quando a equipe toda não funciona, Kirk Hinrich acaba não funcionando também. Gilbert Arenas, por exemplo, é um jogador que nunca sofreria esse impacto, pois não se importa muito com o rendimento da equipe. Hinrich é diferente: não é individualista, é um jogador de equipe e acaba sentindo quando a química não está boa. Acho que sua ausência no Pré-Olímpico pode ter participação nisso também. Ficou meio mal-explicado o motivo de seu corte na época.

Scottie Pippen fez, recentemente, algumas críticas à determinados jogadores do elenco do Bulls. Você concorda com as colocações feitas por ele e com a forma com que foram feitas?

Esses jogadores que já passaram pela equipe e que hoje fazem alguns comentários deveriam opinar também quando o time estiver bem. Pippen criticou agora, mas eu não vi ele falar nada na temporada passada, quando o Bulls estava muito bem.

Faz mesmo muita falta um jogador de garrafão que saiba pontuar bem ali dentro?

No leste, esse jogador não faz tanta falta assim. Acredito que fala-se muito sobre isso em Chicago porque Ben Wallace não está tendo impacto na equipe. Suas médias em pontos e em rebotes vem caindo ano a ano. Seria melhor para a equipe poder contar ainda com Tyson Chandler, que renderia mais.

Você não acha que os novatos estão sendo pouco utilizados?

Depois que Boylan assumiu, os novatos vêm ganhando alguns minutos a mais do que vinham tendo. Aaron Gray fez algumas partidas muito boas e Joakim Noah fez 17 pontos contra o Bobcats. Mesmo assim, é difícil julgar isso. Os novatos são muito instáveis. Alguns chegam na liga um pouco mais preparados que os outros. Al Horford, pivô novato do Atlanta Hawks, é um jogador que já chegou com atitude e com corpo de NBA. Esse não é o caso ainda de Noah, por exemplo.

Dentro de quadra, Luol Deng e Ben Gordon podem estar jogando com a cabeça voltada à renovação de seus contratos?

Certamente. Qualquer pessoa que trabalha para uma outra não irá se sentir motivada quando vê que seu bom trabalho não é valorizado.

As mudanças que Jim Boylan fez quando assumiu a equipe te agradam?

Sim. Joe Smith foi definido como o titular na posição 4 e vêm jogando muito bem. Ben Gordon, depois que começou a vir do banco, está fazendo mais pontos e encontra-se numa ótima fase.

Muito se fala em Pau Gasol no Chicago. Uma troca é realmente necessária para a equipe

As trocas até que poderiam ser feitas. Mas não acredito que Gasol resolveria a situação. É um jogador que nunca jogou numa equipe vencedora. Tenho minhas dúvidas; não acho que ele seja a solução.

John Paxson é o principal culpado pelo fracasso do Bulls nessa temporada?

Na verdade, acredito que o fracasso seja resultado de uma combinação de fatores. A química entre os jogadores e comissão técnica, os rumores, a não renovação dos contratos de Deng e Gordon. Não é culpa exclusivamente do Paxson, mas acho que ele acabou criando um ambiente desfavorável ali dentro.

Em relação às expectativas do início de temporada, o Bulls pode, ainda nessa temporada, chegar onde se esperava?

O Leste está muito fraco. Temos o Boston Celtics, Detroit Pistons e, até o momento, o Orlando Magic como time que estão um pouco melhores que os outros. De resto, há muito equilíbrio entre as equipes. Tudo pode acontecer. Uma boa sequência de Chicago na reta final da temporada pode fazer com que o time se classifique bem.

O que falta para o Chicago Bulls voltar a ser uma equipe vencedora?

Continuidade do trabalho e manutenção da base. Tem que ser feito um projeto e sua filosofia deve ser mantida.

* Entrevista realizada em 17 de janeiro de 2008

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s