Por Onde Você Anda?

Apesar do pouco tempo que defendeu a equipe de Chicago, Nate Thurmond teve uma passagem marcante e, atuando pelo Bulls, foi o primeiro jogador da NBA a fazer um quadruplo-duplo.

Nathaniel Thurmond nasceu em 25/07/1941, em Ohio. Você talvez não o conheça, mas, conhecido como Nate Thurmond, este grande pivô marcou época nas décadas de 60 e 70 defendendo as equipes do San Francisco Warriors (atual Golden State Warriors), Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers.

Nate marcou época não só pelo grande talento e capacidade de pegar rebotes, fixou o seu nome ao enfrentar grandes pivôs como Kareem Abdul-Jabbar, Wilt Chamberlain e Bill Russell. Em 14 temporadas disputadas na NBA, alcançou médias de 15 pontos e 15 rebotes, uma das maiores médias até hoje na liga.

Thurmond foi homenageado pela equipe do Warriors e teve a camisa 42 aposentada, número que usou por todas a equipes que defendeu. Participou de sete All-Star Games e foi escolhido na primeira e segunda equipe de defesa por cinco vezes. Nate Thurmond conseguiu a impressionante marca de 18 rebotes em um único quarto, recorde até hoje não quebrado. Muitos diziam que ele foi melhor que o lendário Bill Russell.

Nate defendeu na juventude a equipe de Akron Power Central High School, depois jogou na universidade de Bowling Green State University e teve médias de 17 pontos e 17 rebotes.

Em 1963, Nate Thurmond foi draftado na terceira posição pela equipe do San Francisco Warriors, por onde defendeu por 11 temporadas. Em 1964, Nate disputou as finais da NBA, sendo derrotado em cinco jogos pela equipe do Boston Celtics. Suas médias na fase final foram de 10,3 pontos e 12,3 rebotes em 34 minutos. Na época, o camisa 42 foi companheiro de equipe de Wilt Chamberlain e, graças ao seu progresso, a equipe do Warriors decidiu trocar Chamberlain para a equipe do Philadelphia 76ers na temporada 64/65.

Após a troca, o seu tempo de quadra aumentou significamente. Graças ao maior tempo, passou a atuar por 41 minutos, tendo médias de 16,5 pontos e 18,1 rebotes.

Em 28 de fevereiro de 1965, Thurmond conseguiu a já citada proeza de bater o recorde de Wilt Chamberlain e Bill Russell de rebotes em um único quarto, o camisa 42 do Warriors marcou 18, contra 17 dos lendários pivôs.

Na temporada 66/67, a sua equipe novamente vai aos playoffs e agora foi derrotada nas semifinais pela equipe do Philadelphia 76ers, na qual jogava o seu ex companheiro de equipe, Wilt Chamberlain.

Entre os anos de 1965 a 1967, Nate sempre alcançou médias superiores a 18 rebotes, o que lhe rendeu a convocação para o All Star Game. Em 1967, Thormund chegou à impressionante média de 21 rebotes por jogo. A partir de 1967, Nate passou a ter por cinco temporadas seguidas médias superiores a 20 rebotes por jogo.

Em 1971/72, a equipe mudou de nome e passou a se chamar Golden State Warriors, no mesmo ano a equipe terminou em segundo lugar no pacífico, com 51 vitórias e 31 derrotas. Porém, mais um vez nas semifinais, a equipe foi derrotada em cinco jogos, pelo Milwaukee Bucks, de Kareem Abdul-Jabbar.

Em 1973, Nate Thurmond começou a cair de produção. Suas médias passaram para 13 pontos e 14,2 rebotes. Desta forma, a equipe do Golden State Warriors decidiu fazer uma renovação do elenco e trocou Nate Thurmond com o Chicago Bulls, que deu em troca Clifford Ray, mais um escolha no próximo draft e um certo valor em dinheiro. Ironicamente, após a saída de Nate Thourmond, a equipe do Golden State Warriors conseguiu o título da NBA em 1975.

No dia  08 de outubro de 1974, Nate Thurmond fez sua estréia pelo Bulls. Logo na sua estréia, o jogador apresentou o seu cartão de visitas, tendo marcado 22 pontos, 14 rebotes, 13 assistências e ainda dando 12 tocos contra o Atlanta Hawks. É o primeiro quadruplo-duplo da NBA.

“Minha estréia com o Bulls superou as mais otimistas das minhas expectativas. Fui oficialmente o primeiro jogador da NBA a alcançar um quadruple-double. Mas, se analisarmos bem, Wilt Chamberlain obviamente já atingiu essa marca antes de todas as estatísticas serem anotadas dessa maneira. Tinham noites em que via Wilt jogar como se estivesse numa quadra de vôlei, bloqueando todo mundo, roubando muitas bolas e pegando seus rebotes. Acho que Bill Russell e Oscar Robertson também alcançaram essa marca antes.” – disse Thurmond sobre seu feito e referindo-se ao fato de que a NBA, antes dessa temporada, não contava as roubadas de bola.

Apesar da excelente apresentação, Nate não conseguiu manter as suas boas atuações durante o restante da temporada. Um dos motivos para a sua queda de produção é que o técnico Dick Motta sempre privilegiou a parte ofensiva, o que prejudicou muito o rendimento de Thurmond. Suas médias caíram para 7,9 pontos, e 11, 3 rebotes.

Com a queda de rendimento, o técnico do Bulls colocou Nate na reserva. A equipe de Chicago conseguiu na temporada o título da divisão, com 47 vitórias e 35 derrotas. Na época, Chicago Bulls jogava na Conferência Oeste e foi eliminada pela ex-equipe de Nate, o Golden State Warriors, em sete jogos. Foi um duro golpe para o camisa 42 do Bulls.

Em 1975/ 76, Nate Thurmond jogou apenas 13 partidas pelo Bulls tendo sido enviado para o Cleveland Cavaliers, de Ohio, estado onde nasceu. A troca motivou o agora camisa 42 do Cavs. A equipe fez uma boa campanha e terminou com 43 vitórias e 22 derrotas. Nate conseguiu levar a sua equipe pela primeira vez aos playoffs.

Nate Thurmond jogou até a temporada 76/77, onde no final se aposentou sem nenhum título na liga, mas ciente de que conseguiu marcar época na liga. Como reconhecimento, a NBA, em 1996, colocou Thurmond na lista dos 50 maiores jogadores da liga, prêmio mais do que merecido.

Hoje Nate Thurmond reside em São Francisco e é dono de uma churrascaria.

Anúncios

Uma resposta para “Por Onde Você Anda?

  1. Quem diria que o primeiro duplo-quadruplo da NBA foi com a camisa do Bulls…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s